Para começar sua inscrição no Sisu, acesse diretamente a página sisualuno.mec.gov.br. Você também pode clicar no botão “Inscreva-se”, disponível na seção “Período de Inscrições” deste Portal Único de Acesso, que o levará automaticamente para o mesmo endereço eletrônico.
Ao acessar o sistema, você deve fazer login utilizando sua conta gov.br. Os candidatos que participaram do Enem, já possuem essa conta. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la em https://sso.acesso.gov.br/login e, depois de redefini-la, seguir normalmente com a inscrição.
Em seguida, preencha seus dados pessoais, sociais e econômicos. Essas informações são muito importantes e devem ser preenchidas com atenção, pois elas são utilizadas pelo MEC e pelas IES para determinar as modalidades de concorrência válidas para cada candidato no processo seletivo (de acordo com a Lei de Cotas) e para entrar em contato com você caso seja selecionado(a) no Sisu.
Após concluir essa etapa, você poderá escolher os cursos de seu interesse. É possível selecionar até duas opções de curso, indicadas como 1ª (primeira) e 2ª (segunda) opção. Em cada uma delas, você poderá visualizar o curso escolhido, o local de oferta, a instituição de ensino, o turno, o grau, eventuais ações afirmativas próprias da instituição (quando houver) e as modalidades de concorrência nas quais estará inscrito.
Também será possível consultar suas notas da edição do Enem considerada mais favorável para aquela opção, além dos pesos definidos pela instituição para o curso. A partir do segundo dia de inscrições, você poderá acompanhar também as notas de corte das modalidades em que está concorrendo no card do curso.
Lembre-se de acompanhar sua inscrição ao longo de todo o processo seletivo. A partir do segundo dia de inscrições, o sistema divulga, uma vez ao dia, a classificação parcial, que atualiza as notas de corte e a sua posição nas opções escolhidas. Essa classificação é temporária e não garante seleção para as vagas servindo apenas como referência para o acompanhamento da inscrição. Ela reflete o ranqueamento dos candidatos conforme as modalidades, cursos, locais, turnos, instituições, graus e o número de vagas disponíveis.