
Candidatos com deficiência, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
Atenção: As pessoas candidatas brasileiras ou estrangeiras inscritas na modalidade acima deverão apresentar toda a documentação descrita abaixo, incluindo a comprovação que cursou integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras ou em escolas comunitárias brasileiras que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público
O processo de matrícula na FURG ocorre em duas etapas: Solicitação de matrícula online e Confirmação da matrícula.
1ª ETAPA: Solicitação de matrícula online
Consiste no envio dos seguintes documentos em formato digitalizado (PDF ou imagem): Atenção: Somente serão recebidos para análise documentos submetidos através do Sistema de Solicitação de Matrículas Online da FURG.
A) Certificado ou Atestado de Conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau);
B) Histórico Escolar do Ensino Médio (antigo 2º Grau);
C) Certificado de reservista ou de alistamento no Serviço Militar ou comprovante da Ativa para candidatos do sexo masculino entre 18 e 46 anos;
D) Certidão de Quitação Eleitoral, se a pessoa candidata for maior de 18 anos;
E) Documento com número do CPF; e
F) Documento de Identificação oficial com foto, frente e verso.
Atenção: Não será aceito o documento de identidade em que se lê "Não Alfabetizado" ou que não permita a conferência da assinatura ou a identificação fotográfica da pessoa candidata.
Observações Importantes:
I- Serão aceitos, para fins de comprovação de conclusão do Ensino Médio os seguintes documentos, além dos já citados nos itens A e B deste Termo, os certificados obtidos:
a) na conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM;
b) no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA; ou
c) nos Exames de Certificação de Competência ou de Avaliação de Jovens e Adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
II- As pessoas candidatas devem ficar atentas a toda a documentação necessária para a realização da matrícula, pois não serão aceitos documentos fora dos prazos estabelecidos, sob pena de perder a vaga.
DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA
Para comprovar renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo a pessoa candidata deverá apresentar: Comprovante de Inscrição ou a folha Resumo do CadÚnico atualizado há no máximo 12 (doze) meses anteriores à data de inscrição no Processo Seletivo. O documento deverá apresentar de forma objetiva o rendimento familiar per capita em documento que deverá ser emitido na página eletrônica do Governo Federal. Maiores informações estão disponíveis aqui.
DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DA DEFICIÊNCIA
A pessoa candidata convocada na modalidade de cota para pessoas com deficiência deverá apresentar Laudo Médico emitido há no máximo 12 (doze) meses da data da inscrição, devidamente assinado, contendo de forma clara e legível:
a) o código da deficiência nos termos da Classificação Internacional de Doenças (CID);
b) a categoria da deficiência, conforme legislação vigente;
c) a caracterização da deficiência;
d) a descrição do grau e as implicações funcionais (por exemplo, autonomia, comunicação, interação social, comportamento adaptativo, necessidade de apoio), quando couber; e
e) o nome completo e o número de registro no Conselho Federal de Medicina (CRM) do(a) médico(a) responsável.
Maiores informações estão disponíveis em Normativa nº 5
2ª ETAPA: Confirmação da matrícula
A pessoa candidata deverá realizar a confirmação de matrícula durante a primeira semana de aula na coordenação do seu curso. O não cumprimento desta etapa acarretará a perda da vaga.





