Atenção: Os candidatos inscritos na modalidade acima deverão apresentar toda a documentação descrita abaixo no ato da solicitação de matrícula.

 

O processo de matrícula na FURG ocorre em duas etapas: Solicitação de matrícula e Confirmação da matrícula.

1ª ETAPA: Solicitação de matrícula: Consiste no envio dos seguintes documentos em formato digitalizado (PDF ou imagem):

Atenção: Somente serão recebidos para análise documentos submetidos através do Sistema de Solicitação de Matrículas Online da FURG.

A) Certificado, ou do atestado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau);

B) Histórico Escolar do Ensino Médio (antigo 2º Grau);

C) Certificado de reservista ou de alistamento no Serviço Militar ou comprovante da Ativa para candidatos do sexo masculino entre 18 e 46 anos;

D) Título Eleitoral (Maiores de 18 anos);

E) Documento com número do CPF;

F) Documento de identificação com foto, frente e verso, tal como Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte ou Carteira Profissional, expedidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública, pelo Departamento Nacional de Trânsito, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Departamento de Polícia Federal ou por Conselhos de Classe legalmente reconhecidos. Incluindo documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital, RG digital e CIN digital) emitidos em aplicativos oficiais.

Atenção: Não será aceito o documento de identidade em que se lê "Não Alfabetizado" ou que não permita a conferência da assinatura ou a identificação fotográfica do candidato.

 

 

DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DA DEFICIÊNCIA

Consiste no envio dos seguintes documentos em formato digitalizado (PDF ou imagem): Laudo Médico e Formulário de caracterização da deficiência

FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA DEFICIÊNCIA, preenchido e assinado pelo médico, segundo o artigo 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004, ou que atenda o parecer CONJUR/TEM 444/11.

Formulário disponível em: Formulário de caracterizacão da deficiência.

Observação: Os candidatos com deficiência auditiva, devem ter audiograma apresentando anexo ao formulário. Candidatos com deficiência visual e ou visão monocular, deve apresentar também laudo oftalmológico, com acuidade visual, pela tabela de Snellen, com a melhor correção óptica ou somatório do campo visual em graus. Candidatos com deficiência física, intelectual ou transtorno do espectro autista, deverão anexar laudo do especialista.

 

Observações Importantes:

I- Somente serão aceitos, para fins de comprovação de conclusão do Ensino Médio os seguintes documentos, além dos já citados nos itens A e B deste Termo: Certificado obtido:

a) na modalidade de Educação de Jovens e Adultos;

b) na conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Médio - ENEM;

c) no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA;

d) nos exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

II- Os candidatos que tiverem concluído o Ensino Médio no exterior deverão apresentar, em substituição do Certificado de Conclusão do Ensino Médio e ao Histórico Escolar, o Parecer de Equivalência de estudos emitido por Secretaria de Estado da Educação.

III- Diploma de Curso Superior frente e verso devidamente registrado, substitui o Certificado de Conclusão do Ensino Médio (item A).

IV- Os candidatos devem ficar atentos a toda a documentação necessária para a realização da matrícula, pois não serão aceitos documentos fora dos prazos estabelecidos, sob pena de perder a vaga.

 

2ª ETAPA: Confirmação da matrícula: O candidato deverá realizar a confirmação de matrícula durante a primeira semana de aula na coordenação do seu curso. O estudante que não cumprir esta etapa, perderá a vaga.