O que é Lista de Espera?
É a lista que contém todos os candidatos excedentes que manifestaram interesse em participar através do Sistema de Seleção Unificado – SISU, nas datas estabelecidas no cronograma do MEC.

Como fazer para participar da Lista de Espera do SISU?
Para participar da Lista de espera da FURG, os candidatos que não forem aprovados em sua primeira ou segunda opção na chamada regular do SISU 2019/1, deverão, obrigatoriamente manifestar o interesse na página do SISU (http://sisu.mec.gov.br) de acordo com os prazos estabelecidos pelo MEC.  

Período para manifestar interesse em participar da lista de espera:

28/01 a 04/02
 
Prazo para participar da Lista de Espera exclusivamente em (http://sisu.mec.gov.br)

O candidato que não manifeste esse interesse no SISU, não participará da Lista de Espera da FURG.

A convocação dos candidatos da Lista de Espera será feita de acordo com os prazos estabelecidos pelo MEC.

Poderão manifestar interesse na Lista de Espera do SISU os candidatos não selecionados em nenhuma das opções na chamada regular.

Posso trocar de modalidade ou de curso na Lista de Espera da FURG?
NÃO. O candidato permanecerá na modalidade e curso indicados no ato de inscrição no SISU até o final do processo.

Como é feita a classificação na Lista de Espera da FURG?
A classificação é feita de acordo com a nota do ENEM de cada candidato.

Como são convocados os candidatos da Lista de Espera?
As convocações são publicadas na página da FURG, pelo site https://sisu.furg.br. Junto a lista dos candidatos convocados é divulgado o Edital de convocação contendo as datas, horários e local da matrícula. Somente quem foi convocado deve comparecer presencialmente para entregar os documentos de matrícula.

Meu nome está na Lista de Espera da FURG: devo comparecer para matrícula?
NÃO. Você só deve comparecer quando seu nome estiver na Lista de Convocados.

Me inscrevi nas cotas, posso ser convocado nas vagas da ampla concorrência?
Sim. O candidato concorre nas duas listas: da ampla concorrência e a cota que selecionou na inscrição. Ao ser convocado em uma das listas, o candidato é automaticamente excluído da modalidade que não foi chamado.

A matrícula é presencial?
SIM, o candidato deverá comparecer na data estabelecida para matrícula. Se não comparecer presencialmente perderá a vaga na FURG.

Não posso comparecer no dia da matrícula: o que fazer?
O candidato deverá designar um procurador e este deverá comparecer na data, local e horários descritos na convocação, portando toda a documentação necessária para realizar a matrícula, bem como procuração específica para os atos da matrícula e documento de identidade.

Para os candidatos que necessitam realizar entrevistas para ingressar nas vagas reservadas a presença do próprio candidato é obrigatória.

Candidatos que já ocupem vaga em outra instituição pública de ensino superior terão o prazo de 5 (cinco) dias úteis para cancelar a matrícula na instituição de origem. Não é necessário apresentar documento que comprove que o candidato não possui mais o vínculo com outra instituição.

É necessário confirmar a matrícula?
Sim. A confirmação da matrícula é feita presencialmente apenas nos dias estabelecidos no calendário acadêmico, geralmente na primeira semana de aula. O aluno que não assinar a ata de confirmação de matrícula no coordenação do seu curso perde a vaga na FURG.

As vagas restantes são novamente ofertadas e convocados os próximos da Lista de Espera. Os alunos que ingressarem após o prazo de confirmação de matrícula não necessitam confirmá-la.

Porque abrem novas vagas?
Porque muitos candidatos cancelam a matrícula, trocam de curso ou são desligados por não cumprirem os requisitos para ingressar nas modalidades de cotas. Automaticamente a vaga é aberta novamente e são convocados os próximos da lista de espera da FURG.

A matrícula na FURG é dividida em duas etapas: Solicitação de Matrícula e Confirmação Presencial de Matrícula. Confira a documentação necessária em cada uma delas:

Primeira etapa: Solicitação de Matrícula


A Solicitação de matrícula ocorre em atendimento ao cronograma oficial divulgado pelo MEC durante as Chamadas Regulares do SiSU e conforme cronograma estabelecido pela FURG para  as Chamadas Nominais Presenciais da Lista de Espera. 

A solicitação de matrícula poderá ser realizada pelo candidato ou seu representante legal.


Obs: A MATRÍCULA DEVERÁ SER REALIZADA NO MESMO MUNICÍPIO EM QUE SERÁ MINISTRADO O CURSO PARA O QUAL O CANDIDATO FOI APROVADO.

 

Cronograma SISU 2019/1

 

Locais:

Rio Grande-RS: Av. Itália, Km 8 s/n° - Campus Carreiros -  Telefone (53) 3233.6663

São Lourenço do Sul-RS: Rua Bento Gonçalves, nº 372 - Bairro Centro - Telefone (53) 3251.3933

Santa Vitória do Palmar-RS: Rua Glicério P. de Carvalho, S/N - São Miguel - Telefone (53) 3233.6722

Santo Antônio da Patrulha-RS: Barão do Caí, 125 - Bairro Cidade Alta - Telefone (51) 3662.6206

 

Documentos para solicitação de matrícula,

comprovação de requisitos e outras informações:

 

2017ampla 

 

 

 Vagas reservadas - Lei nº 12.711/2012:

 

2017 l9

2017 l10

2017 l13

2017 l14

 

 Vagas reservadas - Lei nº 13.409/2016: (portadores de deficiência)

 

2017 l9

2017 l10

2017 l13

2017 l14

 

Programa de Ações Afirmativas da FURG

 

 

Processo seletivo SISU 2019/1

 

Próximas etapas: 

 

Inscrições: 22/01 a 25/01;

Resultado da Chamada regular: 28/01;

Matrícula chamada regular: 30/01, 31/01 e 04/02; 

Manifestação de interesse em participar da lista de espera: 28/01 a 04/02;

1º Convocação dos candidatos da Lista de Espera: a partir de 07/02;



Etapas encerradas:


O ingresso nos cursos de graduação da FURG é realizado através do Sistema de Seleção Unificada – SiSU, o qual utiliza 100% da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção dos candidatos.Os candidatos deverão inscrever-se no endereço eletrônico do SiSU http://sisu.mec.gov.br .

 

fluxonovocorr

 

 

 

divisão das vagas sisu

 

A0: Ampla concorrência
L1: Candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L2: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L5: Candidatos que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L6: Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L9: Candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L10: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012)
L13: Candidatos com deficiência que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
L14: Candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012), tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas (Lei nº 12.711/2012).
V1872: Candidatos com deficiência - PROAAf