- Detalhes
Atenção: Os candidatos brasileiros ou estrangeiros inscritos na modalidade acima deverão apresentar toda a documentação, inclusive a comprobatória de renda no ato da solicitação de matrícula.
O processo de matrícula na FURG ocorre em duas etapas: Solicitação de matrícula e Efetivação da matrícula.
1ª ETAPA: Solicitação de matrícula:
Consiste no envio dos seguintes documentos em formato digitalizado:(PDF ou imagem)
Atenção: Somente serão recebidos para análise documentos submetidos através do Sistema de Solicitação de Matrículas ONLINE da FURG.
A) Certificado, ou do atestado de conclusão do Ensino Médio em escola pública brasileira (antigo 2º Grau);
B) Histórico Escolar do Ensino Médio em escola pública brasileira (antigo 2º Grau);
C) Certificado de reservista ou de alistamento no Serviço Militar ou comprovante da Ativa para candidatos do sexo masculino entre 18 e 46 anos;
D) Título Eleitoral (Maiores de 18 anos );
E) Documento com número do CPF;
F) Documento de identificação com foto, frente e verso, tal como Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte ou Carteira Profissional, expedidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública, pelo Departamento Nacional de Trânsito, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Departamento de Polícia Federal ou por Conselhos de Classe legalmente reconhecidos;
Atenção: Não será aceito o documento de identidade em que se lê "Não Alfabetizado" ou que não permita a conferência da assinatura ou a identificação fotográfica do candidato.
Observações Importantes:
I- Somente serão aceitos, para fins de comprovação de conclusão do Ensino Médio em escolas da rede pública os seguintes documentos, além dos já citados nos itens A e B deste Termo: Certificado obtido:
a) na modalidade de Educação de Jovens e Adultos;
b) na conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Médio ENEM;
c) no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA;
d) nos exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
II- Os candidatos devem ficar atentos a toda a documentação necessária para a realização da matrícula, pois não serão aceitos documentos fora dos prazos estabelecidos, sob pena de perder a vaga.
DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA
Para comprovar renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo, conforme Lei nº 14.723/2023, o candidato deverá apresentar:
Comprovante de Inscrição ou a folha Resumo do CadÚnico, que deverá estar atualizado nos últimos 12 (doze) meses anteriores à data de inscrição no Processo Seletivo. O documento deverá apresentar de forma objetiva o rendimento familiar per capita em documento que deverá ser emitido na página eletrônica do Governo Federal.
Maiores informações estão disponíveis em Matricula e documentação - Renda.
2ª ETAPA: Confirmação da matrícula: O candidato deverá realizar a confirmação de matrícula durante a primeira semana de aula na coordenação do seu curso. O estudante que não cumprir esta etapa, perderá a vaga.
- Detalhes
Atenção: Os candidatos brasileiros ou estrangeiros inscritos na modalidade acima deverão apresentar toda a documentação, inclusive a comprobatória de renda no ato da solicitação de matrícula.
O processo de matrícula na FURG ocorre em duas etapas: Solicitação de matrícula e Confirmação da matrícula.
1ª ETAPA: Solicitação de matrícula: Consiste no envio dos seguintes documentos em formato digitalizado (PDF ou imagem):
Atenção: Somente serão recebidos para análise documentos submetidos através do Sistema de Solicitação de Matrículas ONLINE da FURG.
A) Certificado, ou do atestado de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º Grau);
B) Histórico Escolar do Ensino Médio (antigo 2º Grau);
C) Certificado de reservista ou de alistamento no Serviço Militar ou comprovante da Ativa para candidatos do sexo masculino entre 18 e 46 anos;
D) Título Eleitoral (Maiores de 18 anos);
E) Documento com número do CPF;
F) Documento de identificação com foto, frente e verso, tal como Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte ou Carteira Profissional, expedidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública, pelo Departamento Nacional de Trânsito, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Departamento de Polícia Federal ou por Conselhos de Classe legalmente reconhecidos. Incluindo documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital, RG digital e CIN digital) emitidos em aplicativos oficiais.
Atenção: Não será aceito o documento de identidade em que se lê "Não Alfabetizado" ou que não permita a conferência da assinatura ou a identificação fotográfica do candidato.
Observações Importantes:
I- Somente serão aceitos, para fins de comprovação de conclusão do Ensino Médio em escolas da rede pública os seguintes documentos, além dos já citados nos itens A e B deste Termo: Certificado obtido:
a) na modalidade de Educação de Jovens e Adultos;
b) na conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Médio ENEM;
c) no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA;
d) nos exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
II- Os candidatos devem ficar atentos a toda a documentação necessária para a realização da matrícula, pois não serão aceitos documentos fora dos prazos estabelecidos, sob pena de perder a vaga.
DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA
Para comprovar renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo, conforme Lei nº 14.723/2023, o candidato deverá apresentar:
Comprovante de Inscrição ou a folha Resumo do CadÚnico, que deverá estar atualizado nos últimos 12 (doze) meses anteriores à data de inscrição no Processo Seletivo. O documento deverá apresentar de forma objetiva o rendimento familiar per capita em documento que deverá ser emitido na página eletrônica do Governo Federal.
Maiores informações estão disponíveis em: Matricula e documentação - Renda
DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DA DEFICIÊNCIA
Consiste no envio dos seguintes documentos em formato digitalizado (PDF ou imagem):
Laudo Médico e Formulário de caracterização da deficiência
FORMULÁRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA DEFICIÊNCIA, preenchido e assinado pelo médico, segundo o artigo 4º do Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999, alterado pelo Decreto nº 5.296, de 02 de dezembro de 2004, ou que atenda o parecer CONJUR/TEM 444/11.
Formulário disponível em: Formulário da caracterização da deficiência
Observação: Os candidatos com deficiência auditiva, devem ter audiograma apresentando anexo ao formulário. Candidatos com deficiência visual e ou visão monocular, deve apresentar também laudo oftalmológico, com acuidade visual, pela tabela de Snellen, com a melhor correção óptica ou somatório do campo visual em graus. Candidatos com deficiência física, intelectual ou transtorno do espectro autista, deverão anexar laudo do especialista.
2ª ETAPA:
Confirmação da matrícula: O candidato deverá realizar a confirmação de matrícula durante a primeira semana de aula na coordenação do seu curso. O estudante que não cumprir esta etapa, perderá a vaga.
- Detalhes
Inscrições no SISU: 17 a 21/01
Resultado da Chamada Regular: 27/01
Manifestação de interesse em participar da lista de espera SISU 2025: 27 a 31/01
Chamada Regular Sisu 2025 (retificado)
Envio da documentação pelos candidatos no sistema de Solicitação de Matrículas online | 29/01 a 03/02 |
Análise da documentação pelas comissões | 04/02 |
Complementação da documentação pelos candidatos no sistema de Solicitação de Matrículas online | 05 e 06/02 |
Análise da complementação da documentação pelas comissões | 07/02 |
Resultado no sistema de Solicitação de Matrículas online | 08/02 - Após 14h |
- Detalhes
LB_Q - Candidatos autodeclarados quilombolas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
Atenção: Os candidatos brasileiros ou estrangeiros inscritos na modalidade acima deverão apresentar toda a documentação descrita abaixo, incluindo a comprovação que cursou integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público.
O processo de matrícula na FURG ocorre em duas etapas: Solicitação de matrícula e Confirmação da matrícula.
1ª ETAPA: Solicitação de matrícula: Consiste no envio dos seguintes documentos em formato digitalizado (PDF ou imagem):
Atenção: Somente serão recebidos para análise documentos submetidos através do Sistema de Solicitação de Matrículas Online da FURG.
A) Certificado, ou do atestado de conclusão do Ensino Médio em escola pública brasileira (antigo 2º Grau);
B) Histórico Escolar do Ensino Médio em escola pública brasileira (antigo 2º Grau);
C) Certificado de reservista ou de alistamento no Serviço Militar ou comprovante da Ativa para candidatos do sexo masculino entre 18 e 46 anos;
D) Título Eleitoral (Maiores de 18 anos);
E) Documento com número do CPF;
F) Documento de identificação com foto, frente e verso, tal como Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte ou Carteira Profissional, expedidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública, pelo Departamento Nacional de Trânsito, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Departamento de Polícia Federal ou por Conselhos de Classe legalmente reconhecidos. Incluindo documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital, RG digital e CIN digital) emitidos em aplicativos oficiais;
G) Autodeclaração Quilombola, no sistema de solicitação de matrículas online;
H) Declaração de Pertencimento Étnico Quilombola, emitida no ano vigente, com a assinatura de três lideranças da comunidade (Presidente e duas lideranças) na qual conste que o candidato é remanescente quilombola;
I) Declaração original expedida pela Fundação Cultural Palmares na qual conste o reconhecimento oficial do quilombo do qual o candidato pertença.
Atenção: Não será aceito o documento de identidade em que se lê "Não Alfabetizado" ou que não permita a conferência da assinatura ou a identificação fotográfica do candidato.
Observações Importantes:
I- Somente serão aceitos, para fins de comprovação de conclusão do Ensino Médio em escolas da rede pública os seguintes documentos, além dos já citados nos itens A e B deste Termo: Certificado obtido:
a) na modalidade de Educação de Jovens e Adultos;
b) na conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Médio ENEM;
c) no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA;
d) nos exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
II- Os candidatos devem ficar atentos a toda a documentação necessária para a realização da matrícula, pois não serão aceitos documentos fora dos prazos estabelecidos, sob pena de perder a vaga.
III- A veracidade da autodeclaração Quilombola será aferida por comissão designada para este fim.
DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE PERTENCIMENTO À COMUNIDADE QUILOMBOLA:
a) Declaração de Pertencimento Étnico Quilombola, emitida no ano vigente, com a assinatura de três lideranças da comunidade (Presidente e duas lideranças) na qual conste que o candidato é remanescente quilombola;
Baixar modelo de Declaração de Pertencimento a Comunidade Quilombola
b) Certidão de definição expedida pela Fundação Cultural Palmares na qual conste o reconhecimento oficial do quilombo do qual o candidato pertença.
Obs: A Certidão deve conter o nome da comunidade, sua localidade e o nº do processo administrativo na fundação.
Clique na imagem acima para obter as informação sobre a avaliação de renda.
DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA: Para comprovar renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo, conforme Lei nº 14.723/2023, o candidato deverá apresentar:
Comprovante de Inscrição ou a folha Resumo do CadÚnico, que deverá estar atualizado nos últimos 12 (doze) meses anteriores à data de inscrição no Processo Seletivo. O documento deverá apresentar de forma objetiva o rendimento familiar per capita em documento que deverá ser emitido na página eletrônica do Governo Federal.
Maiores informações estão disponíveis em https://sisu.furg.br/matricula-e-documentacao/avrenda.
2ª ETAPA: Confirmação da matrícula: O candidato deverá realizar a confirmação de matrícula durante a primeira semana de aula na coordenação do seu curso. O estudante que não cumprir esta etapa, perderá a vaga.
- Detalhes
LB_PPI - Candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público (Lei nº 12.711/2012).
Atenção: Os candidatos brasileiros ou estrangeiros inscritos na modalidade acima deverão apresentar toda a documentação descrita abaixo, incluindo a comprovação que cursou integralmente o ensino médio em escolas públicas ou em escolas comunitárias que atuam no âmbito da educação do campo conveniadas com o poder público.
O processo de matrícula na FURG ocorre em duas etapas: Solicitação de matrícula e Confirmação da matrícula.
1ª ETAPA: Solicitação de matrícula: Consiste no envio dos seguintes documentos em formato digitalizado (PDF ou imagem):
Atenção: Somente serão recebidos para análise documentos submetidos através do Sistema de Solicitação de Matrículas Online da FURG.
A) Certificado, ou do atestado de conclusão do Ensino Médio em escola pública brasileira (antigo 2º Grau);
B) Histórico Escolar do Ensino Médio em escola pública brasileira (antigo 2º Grau);
C) Certificado de reservista ou de alistamento no Serviço Militar ou comprovante da Ativa para candidatos do sexo masculino entre 18 e 46 anos;
D) Título Eleitoral (Maiores de 18 anos);
E) Documento com número do CPF;
F) Documento de identificação com foto, frente e verso, tal como Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Passaporte ou Carteira Profissional, expedidos pelas Secretarias Estaduais de Segurança Pública, pelo Departamento Nacional de Trânsito, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar, pelo Departamento de Polícia Federal ou por Conselhos de Classe legalmente reconhecidos. Incluindo documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital, RG digital e CIN digital) emitidos em aplicativos oficiais.
Atenção: Não será aceito o documento de identidade em que se lê "Não Alfabetizado" ou que não permita a conferência da assinatura ou a identificação fotográfica do candidato.
Observações Importantes:
I- Somente serão aceitos, para fins de comprovação de conclusão do Ensino Médio em escolas da rede pública os seguintes documentos, além dos já citados nos itens A e B deste Termo: Certificado obtido:
a) na modalidade de Educação de Jovens e Adultos;
b) na conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Médio - ENEM;
c) no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos - ENCCEJA;
d) nos exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
II- Os candidatos devem ficar atentos a toda a documentação necessária para a realização da matrícula, pois não serão aceitos documentos fora dos prazos estabelecidos, sob pena de perder a vaga.
III- A veracidade da autodeclaração Étnico-Racial será aferida de forma presencial por comissão designada para este fim.
Clique na imagem acima para obter as informação sobre a avaliação de renda.
DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA: Para comprovar renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1 salário mínimo, conforme Lei nº 14.723/2023, o candidato deverá apresentar:
Comprovante de Inscrição ou a folha Resumo do CadÚnico, que deverá estar atualizado nos últimos 12 (doze) meses anteriores à data de inscrição no Processo Seletivo. O documento deverá apresentar de forma objetiva o rendimento familiar per capita em documento que deverá ser emitido na página eletrônica do Governo Federal.
Maiores informações estão disponíveis em https://sisu.furg.br/matricula-e-documentacao/avrenda.
Clique na imagem acima para obter as informação sobre a Comissão de Heteroidentificação.
DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO ÉTNICO-RACIAL:
Candidatos pretos e pardos: A confirmação da autodeclaração para os candidatos pretos e pardos ocorrerá em duas etapas:
1ª etapa: Autodeclaração Étnico-Racial digital, através de confirmação de ciência no momento de solicitação de matrícula online;
2ª etapa: Confirmação da autodeclaração realizada de forma presencial, por comissão de heteroidentificação designada para este fim.
As informações do procedimento de heteroidentificação serão disponibilizados no edital de convocação para a matrícula.
Candidatos Indígenas:
A) Autodeclaração Étnico-Racial digital, através de confirmação de ciência no momento de solicitação de matrícula online;
B) Declaração de vínculo com comunidade indígena brasileira à qual pertença ou outro documento emitido por órgãos públicos que contenham informações pertinentes à sua condição de indígena.
2ª ETAPA: Confirmação da matrícula: O candidato deverá realizar a confirmação de matrícula durante a primeira semana de aula na coordenação do seu curso. O estudante que não cumprir esta etapa, perderá a vaga.
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